Sunday, July 29, 2007

Igual ou diferente?

Há pouco tempo fui a uma festa numa boate badalada da cidade. Decoração recém-atualizada, lugar muito bacana, cheio de gente jovem, bonita e descolada. O ambiente ideal para uma das minhas atividades favoritas, a observação de gente. Alguns observam pássaros, outros observam baleias, ou estrelas. Eu sou fascinada pelo ser humano e observo gente. Pois bem, lá estavam os rapazes, todos eles muito gatos, de camiseta apertadinha nos braços para mostrar os músculos bem trabalhados e uma corrente prateada no pescoço, porque homem também usa essas coisas. As meninas eram lindas, mulheres magras de longos cabelos lisos e louros, com suas roupinhas super-transadas, sandálias altíssimas (como é que elas conseguem dançar em cima daquilo?) brincos e colares vistosos, e muitas, muitas pulseiras. Todos iguais... Todas iguais... De repente pensei que estava em algum país da Europa, ou mesmo em Santa Catarina ou Rio Grande do Sul, dada a grande quantidade de louras. E me dei conta de que não havia sequer uma mulher de cabelos cacheados. Nenhuma... No máximo, encontrei cabelos levemente ondulados, presos em rabos de cavalos, talvez para disfarçar sua inadequação... Fiquei pensando no que leva pessoas a se vestirem iguais, e, mais que isso, a alterarem sua aparência original para ficarem parecidas umas com as outras. Porque confesso, se eu fosse um carinha a fim de pegar alguém naquela noite, ia ficar confuso, sem saber o que escolher, porque todas as mulheres eram parecidas. Ou então ia me dar muito bem, porque era tudo igual mesmo, qualquer uma servia.

No meu filosofar cotidiano, disse a mim mesma: são jovens, mal saídos da adolescência (sim, porque a adolescência hoje, mostram as pesquisas, acaba cada vez mais tarde, bem pra lá dos 20 anos). Os adolescentes estão na fase de afirmação, de negação dos valores dos pais, e têm esse desejo de pertencer a um grupo, a sua tribo. Por isso adotam comportamentos semelhantes, usam uma linguagem própria e vestem-se todos da mesma maneira. E continuei a observar o vai e vem dos olhares, das abordagens, dos amassos e das recusas, que é outra coisa fascinante, qualquer dia escrevo sobre isso.

Mas, como dizia minha velha e sábia avó, fiquei com a pulga atrás da orelha. E não me surpreendi quando vi, dias depois, num shopping da cidade, um grupo de mulheres mais velhas, lá pros seus cinqüenta, também incrivelmente parecidas. Eram umas 5 ou 6, todas louras, vestiam calça jeans, calçavam aqueles sapatos horrorosos de bico fino e salto alto, e carregavam bolsas exatamente do mesmo formato e cor parecida: o famoso ‘ouro velho’. Sabe trilha sonora de cinema, onde uma música é executada em vários arranjos diferentes, mas a gente percebe que é a mesma melodia sempre? Pois é, aquelas mulheres eram variações sobre o mesmo tema. E essa padronização acontece de várias maneiras. São as cores dos carros (você já parou pra contar o número de carros prateados num estacionamento?), a decoração das casas (você já se sentiu entrando numa loja de decoração ao visitar o novo apê de algum amigo?), a pizzaria pra ir na sexta à noite (você já se perguntou porque aquele lugar fica entupido, com fila de espera na porta, se não oferece nada além de pizza?).

Nesse ambiente de tudo igual, sacando um possível nicho de consumo (os diferentes?!), a Ford lançou um comercial que diz mais ou menos assim: “Eu faço parte de um grupo de pessoas que não faz escolhas óbvias, que não segue modinhas, que não vai aos mesmos lugares... se você também tem uma cabeça diferente, deve dirigir o mesmo carro que eu”. Abstraindo-se o propósito inerente de qualquer publicidade, que é nos convencer (seduzir?) com imagens e palavras a comprar alguma coisa, o comercial nos leva de uma maneira bem humorada a pensar na pasteurização de comportamentos e de imagens. Sob o pretexto de estar seguindo uma tendência, no fim das contas todo mundo sai fazendo tudo igual, gostando das mesmas coisas, criando em cima de uma mesma estética, numa falta de imaginação que torna tudo muito chato, previsível e monótono.

Isso num momento em que se fala tanto em aceitar a diversidade, as diferenças. Num momento em que proliferam campanhas a favor dos índios, dos negros, dos gays, dos deficientes físicos, dos gordos, dos idosos, dos diferentes. Num tempo em que inclusão é a palavra de ordem. São iniciativas louváveis, bem intencionadas. Mas esse discurso de aceitar a diversidade me soa complacente. Só se aceita aquilo que não é agradável, que incomoda de algum modo, ou que desestabiliza. “Mas se não há outro jeito, fazer o que? Vamos ser bonzinhos e aceitar.” É mais ou menos assim que eu escuto, como se fosse nobre e sublime conviver com as diferenças numa boa. Percebo até uma certa arrogância, como a posição de um ser superior que é condescendente com aqueles que lhe estão abaixo. Porque esse espanto perante o que não se enquadra no nosso gosto, que não se comporta como nos comportaríamos, que não fala a nossa língua, que não ouve a nossa música? Quando realmente houver abertura para o que é diverso, não precisaremos tanta campanha, tanta mobilização. Conviveremos todos com naturalidade e respeito, tentando aprender e ensinar, aproveitando a pluralidade para nos tornarmos mais ricos, mais humanos, melhores.

E em tempo, já marquei com minha cabeleireira um horário para fazer um permanente e pintar meus cabelos de vermelho!!!

Helena Meyer - Julho 2007

11 Comments:

At 29/7/07 3:35 PM, Anonymous Anonymous said...

Somos seres essencialmente singulares, desde a impressão diogital, mas é impressionante o esforço patético para sermos iguais e pertencermos ao clubinho.
Cena - ou seria farda? - típica do mundo de plástico!

Viva a diferença!

 
At 29/7/07 5:15 PM, Blogger Nola said...

Pois é... uma vez entrei num salão e pedi um corte de cabelo e a figura se recusou a cortar. Motivo: não tava ninguém usando isso! PODE????

 
At 30/7/07 4:03 AM, Blogger ammedrado said...

adorei seu parágrafo final sobre a "complacência" de aceitar a diversidade. em inglês, a palavra é ainda pior: tolerância. "precisamos ter tolerância com as pessoas que são diferentes de nós..." ô palavrazinha horrível viu?! vc está certíssima, helen! gostei do texto. beijo grande com saudades

 
At 30/7/07 5:30 PM, Blogger Allê Barbosa said...

Esse comercial do "Focus" tem um texto maravilhoso, mas uma coisa me deixa intrigado: não consigo ligar o conceito ao carro. Texto bom com o carro guela a baixo. Enfim, sinto q ta tudo meio parecido mesmo. Vc esqueceu daqueles óculos gigantes horrorosos que "todas" a meninas usam. Até as pizzarias, restaurantes sao modismos. Todo mundo vai porque tem q dizer depois q já foi. E aí, fica fila de carro, fila pra mesa, fila pra caixa...Deus me livre dessas coisas. Espero que meu cabelo de núvem nunca entre na moda, senao vou cortar.
Ta muito boa a sua reflexão. Parabéns!

 
At 1/8/07 11:20 AM, Anonymous Anonymous said...

Numa de minhas voltas por teias de blogs legais, achei o seu e não pude deixar de comentar.
Hoje mesmo eu estava pensando sobre essa onda de parecer bonecas feitas em série. Ousar destoar desse cenário implica em ser demodê. Viva a diferença,sim!

 
At 1/8/07 1:44 PM, Blogger Renatildes said...

Meuri,

Há muito observo essa "barbierização" do mulheril!

Ao mesmo tempo que isso me provoca uma certa repulsa, me faz sentir um peixe fora d´água!

Estou em crise!

Acabo cedendo às pressões da sociedade, que me prefere de cabelo comprido. Corte? No máximo igual ao de Fulaninha da novela.

Fico insegura quando visto a minha meia listrada e as pessoas riem...

Comprei uma bolsa ouro velho que não reflete quem sou...

Socorro, esta terra sufoca a diversidade e não nos permite sermos quem somos!

Acho que também marcarei uma hora no cabeleleiro e, das duas uma: ou corto curtinho, ou faço uma escova definitiva, pinto de loiro, sigo de lá para inflar os peitos em algum cirurgião da moda, passo a gostar de axé e dos filmes com J Lo, deixo de ter tantos questionamentos e fico bem feliz!!!!

 
At 2/8/07 12:50 AM, Blogger ammedrado said...

Renatildes,

Seus cabelos curtos são sua marca registrada, agora permanente, gente... lembrem dos meus tempos de Oklahoma... hahahahaha. E olha que eu fiz pra ficar igual às oklahomenses! Beijos pra todas

 
At 2/8/07 6:45 PM, Blogger iulo said...

seus textos são raros, mas excelentes! concordo plenamente.

 
At 3/8/07 3:27 AM, Blogger Daiana Vasquez said...

This comment has been removed by the author.

 
At 3/8/07 3:29 AM, Blogger Daiana Vasquez said...

Excelente! Concordo! O pior e quanto ao aceitar e ao tolerar. Se bem que existe uma sutil diferenca entre os dois... quando as pessoas PRECISAM aceitar o outro nao e porque ja estao meio "perdidas" mesmo?
Gostei do seu em tempo! Eu tentei pintar meu cabelo de vermelho ha uns 4 anos e ele ficou meio dourado (Deus me livre)... espero que voce tenha mais sorte!
PS. Faltou "meter o pau" nas novelas, elas sao "o fim" em se tratando de padronizacao de comportamento, roupa, etc, etc, etc...

 
At 13/8/07 9:35 AM, Blogger Helena Meyer said...

Ainda bem que, apesar de tanto plástico, ainda existe gente de carne e osso que consegue imprimir uma certa singularidade no que faz. Não importa que os singulares sejam tratados às vezes como ET's. Afinal, quem quer mesmo ser igual a todo mundo???
Valeu pelos comentários, gente!!!

 

Post a Comment

<< Home