Wednesday, December 24, 2008

Receita de Ano Novo

É muita pretensão minha querer fazer o mesmo que o nosso grande poeta Drummond, que escreveu um poema lindo com esse título, e que você pode ler no link abaixo.

Mas a verdade é que quando chega essa época do ano, sempre fico pensando nessas coisas, na sensibilidade exacerbada que invade as pessoas, nas declarações de amizade de pessoas que mal conhecemos, nas milhares de mensagens que recebemos por e-mail, nos comerciais de TV nos exortando a sermos melhores, mais felizes, mais bonitos, mais decididos, mais... mais... mais...

Já houve épocas em que eu ficava irritada com tudo isso, achando tudo meio falso e superficial. Mas com o tempo percebi que isso é mais um ritual. O Ano Novo é um ritual, onde a virada do calendário, a mudança no número final do ano faz mais urgente a necessidade de mudança na vida. Mudar aquilo que não gostamos em nós, que nos faz infelizes, que gostaríamos que fosse diferente. Já me dei conta que isso é natural, inevitável. Aceito a minha rendição e registro aqui a minha receita de Ano Novo:

Desejo a todos um Ano cheio de felicidade. Afinal, é o que o ser humano busca a vida inteira, certo? E a palavra felicidade significa coisas diferentes pra pessoas diferentes. Assim, eu só posso falar do que ela significa pra mim. Felicidade é, em primeiro lugar, ter um coração leve e uma mente serena. A vida não é brincadeira, ela nos apresenta tantas surpresas e desafios que, se não tivermos essas duas coisas, não somos capazes de lidar com ela sem ficarmos arrasados quando tudo passa. O segundo ingrediente é bom humor – ele nos ajuda tanto nos bons quanto nos maus momentos. Ter bom humor é ser capaz de ver o lado positivo das coisas, rir das próprias mazelas, e aproveitar a vida com tudo que ela tem de bom, porque ela tem, sim, muita coisa boa. E finalmente, felicidade só existe com amor. É bom ser amado pelo nosso companheiro querido, pelos nossos filhos, família, amigos. É bom saber que alguém se preocupa se chegamos bem, se estamos felizes, alguém se alegra ao nos ver, tem vontade de passar momentos conosco. E também é fundamental sentirmos isso em relação aos outros, amar preenche a vida, nos dá uma sensação de conexão com o outro e com o universo.

Quanto ao resto – os tradicionais votos de saúde, prosperidade, sucesso e realizações, estes já fazem parte do discurso esperado, e são importantes. Você deve ter recebido muitas mensagens lhe desejando estas coisas. Junte a tudo isso serenidade, bom humor e amor, e aí você vai ter todos os ingredientes para um ano pleno e feliz.

....

Esta aí o link pro poema, e um trechinho que adoro...

http://www.secrel.com.br/jpoesia/drumm.html#receita

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
(C. D. de Andrade)

1 Comments:

At 30/12/08 11:16 AM, Blogger Allê Barbosa said...

As pessoas ficam mais bobas no reveillon, bem que poderíamos ser assim todos os dias, mais sensíveis, mais inclinados ao outro, ter o coração mais aberto à felicidade, é meio utópico, eu sei, mas bem que poderia ser assim. Gosto quando as pessoas dizem pra mim que me desejam o dobro do que eu desejei a elas, isso é bonitinho, porque quando eu desejo sucesso, saúde e muito som para a vida das pessoas, é com muita verdade que essas palavras escorregam da minha boca...
Então, te desejo muito som, muita música, porque a música move a vida, lubrifica, muita saúde, muito sucesso em teus projetos e muito amor!!
Te amo!

 

Post a Comment

<< Home