Monday, February 23, 2009

Solidão

Tenho passado muito tempo sozinha. Não por escolha ou vontade, mas por questões de circunstância, a minha companhia constante tem sido meu gato siamês. Nunca tive muito problema com estar só, e sempre encontrei maneiras muito produtivas de passar o tempo comigo mesma. Mas talvez por ser carnaval, tempo em que as pessoas se reúnem em nome da alegria, e se aglomeram em grupos enormes para festejar, confesso que estou me sentindo um pouco melancólica. Tenho pensado muito no significado da palavra solidão e em como ela se manifesta. É solitário chegar do supermercado e não ter quem lhe ajude a carregar as compras, é solitário fazer as refeições sozinha, é solitário não ter com quem comentar as maluquices que a TV mostra. Esta é a solidão física. Mas existe outro tipo de solidão, que é aquela onde não se está fisicamente só, mas ela existe mesmo assim. É a solidão a dois que Cazuza cantou, é estar sozinho na multidão, rodeado de gente, mas sentindo-se numa ilha. Aliás, uma das melhores explicações para a palavra é a de Adriana Falcão, que diz que solidão é uma ilha com saudade de barco. Lindo, não?

Nessas minhas reflexões, pensei o óbvio: estar só é diferente de ser só. Estar só não é necessariamente ruim. Serve para aprendermos a aproveitar a nossa própria companhia, para travarmos diálogos conosco e tomarmos aquelas resoluções que nem sempre levamos adiante, mas que são úteis para nos mostrar possíveis caminhos. Estar só é também um bom momento para botar a leitura em dia, assistir aquele filme que não vimos no cinema, ouvir música, arrumar as gavetas e também os pensamentos. Nada disso é ruim, se contamos com ouvidos que nos ouçam e braços que nos acolham quando precisarmos, se temos companhia para diversão e alguém para quem cozinhar. Aí, estar só é circunstância e faz até bem. Ruim mesmo é ser só, ilha sem barco perdida no mar.

Ainda bem que não sou só, apenas estou só por um tempo... Tenho amigos que são muito queridos, tenho filhos que, além de filhos são amigos maravilhosos, e tenho o amor de um companheiro que me completa, cuida de mim e me faz uma pessoa melhor. Ainda bem que não sou só...

Fevereiro 2009

3 Comments:

At 15/3/09 11:49 PM, Blogger Allê Barbosa said...

Tb fiquei só por uns dias e pensei: Puxa, como é bom a gente ter alguem! Não faz mais sentido ficar só. Cadê aquela pessoa que melhora tanto meu dia? Comi sozinho, fui pro cinema sozinho e chorei sozinho no filme "Benjamim Button"... Mas ter esperança é acalentador, e era isso que tinha sempre, esperança de que no mais breve possível estaríamos juntos de novo...
Te amo!

 
At 4/4/09 7:04 AM, Blogger ammedrado said...

oh meu deus... nao poooode! to com saudade, relenzinha :( tb tenho ficado sozinha por obrigacao porque tenho que escrever e escrever eh um atividade bastante solitaria. Vamos nos falar! bjinhos

 
At 6/12/09 4:47 PM, Blogger Nola said...

Me emocionei e me identifiquei. Mas sabe? Vc sabe! Mesmo qdo estamos so, podemos estar feliz, basta sabermos criar um espaco vazio bom e aconchegante para o proximo avec! E seguimos preenchendo a vida... Bjaooo amiga querida!

 

Post a Comment

<< Home